A Casa do Missionário – casa de infância de D. José da Costa Nunes – é um projeto cultural que preserva o património arquitectónico tipificado da casa rural da ilha do Pico – com os seus usos, costumes e saberes tradicionais –, transformando-a num espaço de convivência para diversos públicos, promovendo, conjuntamente, o imaginário e a identidade da ilustre figura do cardeal (o missionário).
No seu contexto expositivo a casa apresenta duas zonas distintas:
A primeira permite o conhecimento, sob o ponto de vista etnográfico, da dinâmica de uma casa tradicional picoense com o seu casticismo e ruralidade. Para tal, foi recriada uma ambiência com o rigor do tempo em que o lume aquecia, cozinhava e cozia o pão e o bolo; em que a luz ténue do petróleo, óleos de peixe ou baleia iluminavam a seroada; em que a água se guardava em talhões e nas selhas se escaldava a massa. Um retrato vivo da cadência serena dos dias de outrora!
A segunda é um espaço multiusos onde, paralelamente, se desenvolve uma exposição biográfica de D. José da Costa Nunes. A concepção deste espaço assenta numa base cultural tradicional – materiais, técnicas, saberes e fazeres locais –, conjugando-a com uma linguagem contemporânea, da qual resultam objetos com uma capacidade renovada de afirmação artesanal. Os pufes feitos em manta de retalhos, com enchimento de casca e folha de milho, são exemplo disso. Também a prateleira, em madeira de criptoméria, reinterpreta num desenho atual, a memória e as técnicas construtivas da arquitetura típica do Pico.
É o conceito de memória coletiva, reinterpretada à luz do presente, que numa atitude geradora de futuro, produz o mote dinamizador deste espaço, tornando-o assim mais vivo.
Com a requalificação da Casa do Missionário pretende-se não só preservar o património tradicional – tirando partido da sua finalidade pedagógica, para as novas gerações –, mas criar, simultaneamente, uma nova fonte de dinâmica cultural, estabelecendo um polo de atração turística para todos os que visitam a ilha do Pico.
A casa, desde o seu interior até à zona envolvente, pretende ser ocupada regularmente com eventos socioculturais: pequenos concertos de música, cinema ao ar livre, lançamento de livros, exposições ou instalações, horas de conto para o público mais jovem, workshops, etc., ofertas que visam possibilitar, de forma simples, o acesso à informação, formação e fruição por parte do visitante, atraindo, sobretudo, o público local. A introdução do projeto Bookcrossing, disponibilizará obras em diversos idiomas, permitindo a troca de livros e de experiências, criando uma corrente de leitura internacional. O Prémio Literário Cardeal Costa Nunes, dedicado à literatura de viagem, encerra as valências deste projeto.
Como complemento da visita à Casa do Missionário, convidamos o visitante a integrar a rota turística que liga os principais espaços relacionados com a história do Cardeal Costa Nunes: a Igreja de Nossa Senhora das Candeias, na Candelária, onde estão depositados os seus restos mortais; e, defronte, a “Casa-Museu Cardeal Costa Nunes”, local onde as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição preservam algum do seu relevante espólio.